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Mesa de trabalho
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A CONCEPTUS

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Somos uma empresa focada em soluções consultivas para apoiar as organizações a utilizarem de forma eficaz e eficiente as tecnologias em prol dos seus objetivos estratégicos e de negócio, empregando de forma holística e integrada princípios e práticas de Governança e Gestão de Tecnologia, Gerenciamento de Serviços e Planejamento da Transformação Digital.
Temos como abordagem entender o problema e partir para a solução, ou seja, focar nos pontos de dor e naquilo que é importante para o sucesso atual e futuro da organização. Assim, não empurramos soluções genéricas que agregam pouco valor ao que o cliente necessita e somos independentes de ferramentas. Vamos ao cliente comprometidos com o seu resultado.
Neste sentido, dentro de um modelo de Integradora de Competências, trabalhamos com equipes experientes e com profissionais seniores que podem contribuir muito para o crescimento e capacitação da equipe do cliente.
Temos como um de nossos principais valores a transferência de conhecimento em todos os nossos projetos e serviços, o que inspirou nosso lema de trabalho:
"Transformando organizações.  Transformando pessoas."

HISTÓRICO

Fundada em 1996, a Conceptus sempre teve como foco a atuação em um dos aspectos mais críticos da TI: o desenvolvimento e a melhoria de seus processos, em conformidade com os requisitos estabelecidos com o negócio.

Ao longo dos anos e das experiências práticas no mercado, a Conceptus ampliou sua abrangência de atuação para outros processos operacionais, de gestão e de qualidade, tanto no âmbito da Tecnologia da Informação quanto dos processos de negócios em geral, e incorporou em sua metodologia de trabalho a referência permanente a modelos de melhores práticas difundidos mundialmente, aplicados de forma criteriosa a cada situação.

A partir de 2016, a Conceptus expandiu seu modelo de negócios para atuar de forma mais abrangente no mercado como integradora de competências nos pilares de Governança e Gestão de Tecnologia, Gerenciamento de Serviços, Jornada de Dados, Desenvolvimento Organizacional e Gestão de Pessoas por Competências.

QUEM SOMOS

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VLADIMIR FERRAZ DE ABREU

Graduado em Engenharia da Computação pela UNICAMP, com especializações em Administração de Empresas pela ESAN-SP,

em Qualidade e Produtividade pela Fundação Vanzolini-USP e em Gestão de Processos de Negócios pela COPPE-UFRJ.

Autor dos livros “Implantando a Governança de TI: da Estratégia à Gestão de Processos e Serviços”, juntamente com

Aguinaldo Aragon Fernandes (4ª. ed. 2014) e "Governança Digital 4.0", juntamente com Aguinaldo Aragon Fernandes e

Jose Luis Diniz (1a. ed. 2019), e participação no livro "Automação e Sociedade: Quarta Revolução Industrial, um olhar para o Brasil"

(1a. ed. 2018), todos pela Editora Brasport.

Profissional da área de tecnologia da informação com atuação no mercado há mais de 30 anos, atua em

projetos e atividades de consultoria em processos de negócios e de TI para empresas do setor privado e público

de vários tamanhos e segmentos, pautando seu trabalho com base em princípios de Governança de TI

e em modelos como ITIL, CobiT, PMBoK, Balanced Scorecard, normas ISO e CMMI.

 

Possui certificações em ITIL, ISO/IEC 20000 e CobiT.   Atuou como professor da

disciplina de Governança de TI  e gestão de processos de negócios em programas de MBA de várias instituições educacionais.

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AGUINALDO ARAGON FERNANDES

Doutor em Engenharia pela USP, Mestre em Administração pela UFRJ e Bacharel em Administração pela UFRGS. Possui especialização em gestão da qualidade pela FGV. Profissional atuante em gestão empresarial e de tecnologia, e consultor em projetos de Governança e Gestão da TI e de ECM em corporações de mais variados portes e finalidades.


Autor de vários livros em gestão de TI, sendo os mais recentes

“Implantando a Governança de TI: da Estratégia à Gestão de Processos e Serviços”, "Governança Digital 4.0"

e coautoria no livro "Automação e Sociedade: Quarta Revolução Industrial, um olhar para o Brasil", todos pela Editora Brasport.

 

Certificados: CGEIT, Cobit e ITIL Foundation.  Profundo conhecedor de modelos de melhores práticas

para a Governança e Gestão de TI.   Implementou de forma bem sucedida

vários modelos e processos de Governança e Gestão de TI.

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JULIANA AFONSO RUAS

Consultora Especialista em carreiras, treinamento e desenvolvimento de profissionais do mercado corporativo,

com foco em liderança e 29 anos de experiência.

Graduada em Administração de Empresas e Pós-graduada em Comércio Exterior pela Universidade Mackenzie.


Atuação como executiva no mercado financeiro durante 20 anos nas áreas de operações, auditoria, risco e compliance.

Especialista em Aconselhamento Terapêutico (Counseling) e Gestão de Pessoas por Competências. 

Certificações nas áreas de Liderança, Análise Vocacional, Gestão Estratégica, Carreira e

Análise de Perfil Comportamental - Metodologia DISC e Eneagrama.

LIVROS

Nosso serviço de consultoria tem como um de seus diferenciais a pesquisa constante sobre os principais modelos de melhores práticas existentes no mercado, visando extrair de cada um os conceitos, práticas e formas de aplicação mais adequados para cada cliente e situação.


O DNA da Conceptus é fortemente influenciado pelos princípios de Governança e Gestão de TI.  Essa especialização está materializada em algumas das publicações mais conhecidas sobre o tema no mercado editorial brasileiro.

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LIVRO: CORPORATE DIGITAL TRANSFORMATION - WHAT YOU MUST KNOW ABOUT STRATEGY PLANNING AND LEADING

Kindle Edition– 1ª Edição – 2021
Autor:  Aguinaldo Aragon Fernandes, PhD.

O livro abrange os elementos que envolvem a jornada de transformação digital das organizações.  


Inicia com o entendimento do conceito de transformação digital, passa por uma visão geral das principais tecnologias que estão sustentando esta transformação e fornece um entendimento com propriedade sobre a necessidade de uma estratégia de transformação digital.  Explora com certo nível de detalhe as capacidades organizacionais requeridas para executar a jornada de transformação digital e apresenta, de forma inédita, um modelo de maturidade de transformação digital voltado para aplicação em organizações tradicionais.  Também explora modelos de maturidade de transformação digital para manufatura e para organizações baseadas em plataformas digitais.  

Apresenta, também de forma inédita um modelo para que se faça a execução da transformação digital a partir da estratégia digital.  Por fim explora as questões de liderança necessárias para conduzir e sustentar a transformação digital.

LIVRO: GOVERNANÇA DIGITAL 4.0

Editora Brasport – 1ª Edição – 2019

Coordenadores:  Aguinaldo Aragon Fernandes, Jose Luis Diniz & Vladimir Ferraz de Abreu

Este livro apresenta uma visão integrada e evolutiva da governança da tecnologia da informação e de automação voltada para a transformação digital.

Para tanto, a transformação digital é definida e remete ao projeto deste livro, abordando as tecnologias emergentes, os pilares da transformação digital e as questões da inovação, da agilidade, dos dados e do conhecimento, que são os principais ingredientes para a Jornada 4.0.

Nesse contexto de transformação digital, foi desenvolvido um modelo de governança e gestão pioneiro, que faz a integração do COBIT e da ITIL 4, em suas versões mais recentes, e é totalmente convergente com os processos de inovação, com os métodos ágeis e com as abordagens Lean e de MVP (Minimum Viable Product).

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Os direitos autorais deste livro vão para o Hospital de Amor (Fundação Pio XII - Hospital de Câncer de Barretos).

Também, de forma pioneira, é apresentado um processo padrão para que as organizações possam planejar sua própria jornada de transformação digital.

Esta edição também explora temas como governança em cenários organizacionais de forte terceirização, assim como a governança de TI no Governo Federal, abordagens específicas de governança e gestão, como usar os modelos de melhores práticas e, finalmente, como implantar a Governança Digital 4.0.

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LIVRO: IMPLANTANDO A GOVERNANÇA DE TI: DA ESTRATÉGIA A GESTÃO DOS PROCESSOS E SERVIÇOS

Editora Brasport – 4ª Edição – 2014
Autores:  Aguinaldo Aragon Fernandes & Vladimir Ferraz de Abreu

Este livro apresenta uma visão integrada e inovadora da Governança de TI que pode ser adaptada para vários ambientes organizacionais.


A partir de um modelo genérico, os autores detalham as etapas de planejamento,

implementação e gestão da Governança de TI, abrangendo desde o plano do Programa de Governança de TI, passando pelo alinhamento estratégico da TI ao negócio, a elaboração do Portfólio de TI, as operações de serviços de TI, os modelos de relacionamento com usuários fornecedores e, por fim, a gestão do desempenho e do valor da TI. 

Nesta 4ª edição são analisadas as características e benefícios de mais de 30 modelos de melhores práticas que podem ser aplicados aos processos de TI, dentre eles: CobiT, ITIL, ISO/IEC 20000, USMBOK, os principais modelos do PMI (PMBOK, Gestão de Portfólio e Gestão de Programas), PRINCE2, ISO 27001 e 27002, eSCM-SP e eSCM-CL, CMMI, MPS-Br, BPM CBOK, BABOK, BSC, Seis Sigma e outros modelos. Além disto, mostra os modelos agrupados por disciplina e representa de forma clara o relacionamento entre os modelos de melhores práticas.


Esta edição traz também capítulos específicos acerca do impacto de tecnologias emergentes sobre a Governança de TI, da sua utilização em pequenas e médias empresas e no Governo, e está enriquecida com os resultados obtidos em alguns cases do mercado brasileiro.

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LIVRO: AUTOMAÇÃO & SOCIEDADE: QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - UM OLHAR PARA O BRASIL

Editora Brasport – 1ª Edição – 2018
Autores:  Elcio Brito da Silva, Maria Lídia Scoton, Eduardo Mario Dias, Sergio Luis Pereira
Participação de Aguinaldo Aragon Fernandes, Jose Luis Diniz e Vladimir Ferraz de Abreu em um quadro sobre Governança de Tecnologia da Automação.

Esta obra evita tanto utopias como distopias a respeito da brutal transformação em todos os modelos de negócios, privados ou públicos, que estão de pernas para o ar devido à revolução digital e cognitiva. Ela reconhece que a velocidade e a abrangência setorial das transformações não permitem subestimação dos seus impactos, sejam eles positivos ou negativos sobre a sociedade. Trata com a mais absoluta franqueza dos dilemas que estão colocados para a sociedade e para o Brasil em particular.

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Lendo esta excelente obra coletiva, nos damos conta e compreendemos que, muito possivelmente, algumas empresas fracassaram justamente porque, durante décadas, fizeram tudo absolutamente certo diante de uma lógica tradicional, mas, distraidamente, subestimaram as transformações em torno delas. Faltou-lhes visão sistêmica porque consideraram que as transformações seriam lineares como sempre foram.


Por outro lado, as empresas que avançam vitoriosas nesse novo mundo souberam captar os sinais fracos nos seus radares. Algumas empresas perceberam que, na verdade, esses sinais fracos no radar eram os mais relevantes indicadores de que algo disruptivo estava se aproximando velozmente. Não é demais lembrar que disruptivo é aquilo que muda literalmente as regras de um jogo por vezes jogado de uma mesma forma por décadas.

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